Secções
Entrar

Bolsonaro questiona exigência de vacina nos estádios

Lusa 11 de outubro de 2021 às 07:40

Presidente do Brasil não pôde assistir a um jogo do Santos por não estar vacinado contra a covid-19. Gestão da pandemia está a ser investigada pelo Senado.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, questionou este domingo a exigência de um "passaporte de vacina" contra a covid-19 em estádios, após não ter podido assistir a um jogo de futebol, por não estar vacinado.

REUTERS/Adriano Machado

Numa declaração a jornalistas, o chefe de Estado brasileiro disse que queria ter ido assistir a um jogo do campeonato brasileiro na cidade de Santos, mas não o fez porque não está vacinado.

"Porquê um passaporte de vacina? Eu queria ver o jogo do Santos. Agora me falaram que tem que estar vacinado. Porquê?", questionou.

O Presidente disse ainda que não tinha pedido para ir ver o jogo.

Bolsonaro está atualmente a ser investigado pelo Senado brasileiro pela sua gestão durante a pandemia de covid-19 no Brasil, um dos países mais afetados no mundo pela doença, com mais de 600 mil mortes confirmadas, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde brasileiro.

O chefe de Estado brasileiro, que já foi infetado pelo novo coronavírus, tem repetido que quer ser o último brasileiro a ser vacinado.

Esta semana, as autoridades permitiram aos clubes preencher 30% dos lugares disponíveis nos jogos do campeonato brasileiro.

O protocolo acordado pela confederação brasileira de futebol diz que todas as pessoas dentro dos estádios devem estar vacinadas e ter sido recentemente testadas à covid-19.

De acordo com dados oficiais, 46,3% dos 213 milhões de brasileiros estão já totalmente vacinados, enquanto 70% receberam a primeira dose.

Graças às vacinas, segundo o próprio Ministério da Saúde, a situação sanitária melhorou em todo o país e já existem casos, como o do estado central de Goiás, que não registou uma única morte nas últimas 48 horas.

A covid-19 provocou pelo menos 4.843.739 mortes em todo o mundo, entre mais de 237,46 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela