Secções
Entrar

Bolsonaro diz que queimou pulseira eletrónica "por curiosidade": "Usei um ferro de soldar"

Isabel Dantas 23 de novembro de 2025 às 10:41

Ex-presidente do Brasil estava em domiciliária e passou agora para prisão preventiva.

Jair Bolsonaro admitiu às autoridades brasileiras que queimou a pulseira eletrónica com um "ferro quente", "por curiosidade". O ex-presidente do Brasil acabou por ser detido na madrugada de sábado, encontrando-se atualmente em prisão preventiva, em Brasília.
Jair Bolsonaro tentou quebrar a pulseira eletrónica AP
Num vídeo divulgado pela imprensa do país, Bolsonaro reconhece que tentou violar o dispositivo com um "ferro de soldar", mas garante que não o rompeu. Começou a queimar a pulseira "ao final da tarde" e acabou preso por volta da meia-noite, depois de ter sido dado o alerta e de o juiz ordenar de imediato a detenção, por temer uma possível fuga para o estrangeiro. Bolsonaro, que estava em prisão domiciliária desde agosto, foi condenado a 11 de setembro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado por liderar uma tentativa de golpe de Estado, a seguir à derrota nas eleições de 2022. Ficou provado que o ex-presidente, de 70 anos, liderou uma organização criminosa armada e tentou abolir violentamente o Estado Democrático de Direito. Este domingo o antigo presidente do Brasil vai ser presente a uma audiência de custódia por videoconferência, um procedimento obrigatório após as detenções, que serve para verificar se a ordem foi cumprida de forma legal, bem como para avaliar as condições físicas do detido.  A pulseira eletrónica, entretanto, será alvo de perícias.
Artigos Relacionados
  
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela