Secções
Entrar

BEI e Kiev assinam memorando que dá acesso a 560 milhões de euros

Lusa 19 de abril de 2024 às 10:24

Além do apoio a setores públicos como a habitação, os serviços municipais, a energia e as infraestruturas de transportes, os esforços centrar-se-ão também no reforço do apoio do Banco Europeu de Investimento ao setor privado e na melhoria dos serviços de consultoria.

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Ucrânia assinaram esta sexta-feira um novo memorando de entendimento para acelerar a chegada de 560 milhões de euros para projetos de reconstrução do país invadido pela Rússia.

REUTERS/Ciro De Luca

O memorando de entendimento estabelece prioridades e reforça a colaboração entre o BEI e Kiev para acelerar os investimentos no terreno, com 560 milhões de euros disponíveis para os projetos em curso este ano e que deverão ser rapidamente executados para que a Ucrânia tenha acesso a 500 milhões de euros em empréstimos do BEI e a 60 milhões de euros em subvenções da UE em 2024.

Além do apoio a setores públicos como a habitação, os serviços municipais, a energia e as infraestruturas de transportes, os esforços centrar-se-ão também no reforço do apoio do BEI ao setor privado e na melhoria dos serviços de consultoria.

O acordo prevê ainda uma dotação de pelo menos dois mil milhões de euros do Mecanismo para a Ucrânia, que o BEI está disposto a investir em projetos críticos do setor público, como a renovação de habitações e edifícios públicos, infraestruturas municipais, energia, estradas, caminhos-de-ferro, cuidados de saúde e proteção civil.

Estes projetos incluem a modernização das principais rotas de exportação e linhas ferroviárias, o aumento da produção de energia hidroelétrica e renovável e o reforço da rede elétrica nacional e dos serviços de saúde da Ucrânia.

Esta cooperação entre o BEI e a Ucrânia, planeada para os próximos anos, será financiada através do Mecanismo Ucrânia da União Europeia (UE), no valor total de 50 mil milhões de euros, e dos 100 milhões de euros dedicados pelo BEI a serviços de consultoria.

O BEI, o braço financeiro da UE, está presente na Ucrânia desde 2007 e, desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro de 2022, aumentou o seu apoio ao país com o desembolso de dois mil milhões de euros para reparações de emergência às infraestruturas do país e tem assinada uma carteira de projetos no valor total de 7,3 mil milhões de euros.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela