Secções
Entrar

António Costa eleito presidente do Conselho Europeu

Débora Calheiros Lourenço 27 de junho de 2024 às 21:55

Antigo primeiro-minsitro português socialista vai liderar o Conselho Europeu.

António Costa, ex-primeiro-ministro português foi esta quinta-feira eleito pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia como presidente do Conselho Europeu para um mandato de dois anos e meio, foi anunciado em Bruxelas segundo avançou a agência Lusa.

REUTERS/Johanna Geron

Também o nome de Ursula von der Leyen foi aprovada para presidente da Comissão Europeia, cargo que já detinha e Kaja Kallas para vai substituir Josep Borrell no cargo de alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, passando a ser a chefe da diplomacia europeia.

O mandato do presidente do Conselho Europeu é eleito por um período inicial de dois anos e meio, podendo ou não ser renovado. António Costa vai tomar posse em dezembro e sucede ao belga Charles Michel (no cargo desde 2019).

O ex-primeiro-ministro reagiu à nomeação agradecendo aos membros do conselho pela confiança. António Costa garante que: "Como Presidente do Conselho Europeu, a partir de 1 de dezembro, estarei totalmente empenhado em promover a unidade entre os 27 Estados-Membros e focado em implementar a Agenda Estratégica". Deixando ainda claro que pretende "trabalhar em estreita colaboração, num espírito de cooperação leal entre as instituições europeias" com Ursula von der Leyen e Kaja Kallas.

O Presidente da República já reagiu ao anúncio e considerou que a eleição de António Costa para o cargo é "uma magnífica decisão para a Europa e também para Portugal". Numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou: "O compromisso pessoal e o trabalho já demonstrado de António Costa para com a construção europeia e no que representa de solidariedade e progresso é uma garantia de que o Conselho Europeu ficará em boas mãos, pelo que o Presidente da República lhe apresenta os votos de parabéns e de felicidades nas futuras funções, a bem de todos nós".

Ao contrário da eleição de António Costa, a eleição de Ursula von der Leyen para a Comissão Europeia e da primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, para chefe da diplomacia comunitária ainda não é garantida uma vez que ambas dependem também da aprovação do Parlamento Europeu.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela