Secções
Entrar

Alerta de tsunami nos EUA, Rússia e Japão após sismo de 8,8

Diogo Barreto 30 de julho de 2025 às 05:02

Foi um dos maiores sismos de que há registo e causou tsunamis em vários pontos do Pacífico.

Vários países emitiram um alertatsunami após um sismo de magnitude 8,8 na escala de Ritcher ter atingido a região russa de Kamchatka. Toda a região do Pacífico está em alertatsunami. Alertas para a possibilidade de se verificarem ondas de grande dimensão foram emitidos pelas autoridades locais dos Estados Unidos, Japão, Rússia e Nova Zelândia. 

Kai Naito/Kyodo News

Na cidade de Severo-Kourilsk, no norte do arquipélago russo das ilhas Curilas, vários tsunamis inundaram as ruas e parte dos dois mil habitantes foram retirados. De acordo com o presidente da câmara da cidade, citado pela agência estatal russa Tass, um dos tsunamis arrastou para o mar os navios que estavam ancorados.

De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos, o sismo de magnitude 8,8 na escala de Richter ocorreu por volta das 0h25 (hora de Portugal Continental), a 20,7 quilómetros de profundidade, a 126 quilómetros da costa de Petropavlovsk-Kamchatsky. O serviço sismológico de Kamchatka alertou que são esperadas réplicas de até 7,5.

O governador do Havai decretou estado de emergência no arquipélago face à possível chegada de um tsunami provocado pelo sismo de magnitude 8,8 que atingiu a península russa de Kamchatka, e pediu a evacuação de zonas costeiras. O primeiro impacto das ondas de tsunami deverá ocorrer às 19h10 locais (ainda terça-feira nos Estados Unidos, às 6h10 em Portugal Continental), indicou Josh Green, governador do Havai. E insistiu: "É de esperar que uma onda de tsunami atinja o estado, e não afetará apenas uma praia. É muito provável que afete as ilhas.

A Agência Meteorológica Central de Taiwan emitiu o segundo maior nível de alerta, prevendo que ondas entre 0,3 e um metro possam atingir a costa sudeste e sudoeste da ilha a partir das 13h18 locais (6h18, em Lisboa).

Nas Filipinas, as autoridades alertaram as províncias e localidades da costa leste, virada para o Pacífico, para a possibilidade de ondas de tsunami inferiores a um metro entre as 13h20 e as 14h40 locais (6h20-7h40, em Lisboa).

A Agência Meteorológica do Japão elevou o nível de alerta de tsunami para três metros ao longo da costa do Pacífico do país, após o sismo atingir a península russa de Kamchatka. Os funcionários da central nuclear de Fukushima, destruída por um forte terremoto e um tsunami em março de 2011, foram retirados, informou a operadora da infraestrutura.

O executivo japonês criou uma equipa especial para acompanhar a situação, anunciou o porta-voz do Governo Yoshimasa Hayashi.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela