Secções
Entrar

Afinal, Boris Johnson recua e vai pedir extensão se não houver acordo para o Brexit

04 de outubro de 2019 às 17:00

Documento entregue em tribunal diz que o governo vai cumprir a lei aprovada em setembro e "enviar uma carta na forma estabelecida o mais tardar 19 de outubro".

Documentos apresentados, esta sexta-feira, num tribunal escocês indicam que o governo britânico se compromete a pedir um adiamento do Brexit se não conseguir aprovar um acordo, contrariando o que tem dito publicamente o primeiro-ministro, Boris Johnson.

O documento, divulgado por um dos advogados envolvidos, diz que o governo vai cumprir a lei aprovada em setembro e "enviar uma carta na forma estabelecida o mais tardar 19 de outubro".

De acordo com a chamada Lei Benn, o primeiro-ministro tem de pedir uma extensão do processo por mais três meses, até 31 de janeiro, se não for alcançado um acordo até 19 de outubro nem autorizada uma saída sem acordo a 31 de outubro.

Recorde-se que, logo a seguir à decisão do parlamento, o líder do Partido Conservador dissera que preferia aparecer "morto numa valeta" do que ir a Bruxelas pedir uma nova extensão do prazo. No final do passado mês, em entrevista à BBC, garantiu que não se demitiria para evitar à Comissão Europeia ter que pedir que o Brexit seja adiado para lá do final de outubro. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela