Secções
Entrar

MNE português lamenta consequências do sismo no Afeganistão e oferece ajuda

Lusa 01 de setembro de 2025 às 11:44

Pelo menos 800 pessoas morreram e cerca de 2.700 ficaram feridas.

O Governo português lamentou esta segunda-feira as consequências do sismo que , causando pelo menos 800 mortos e cerca de 2.700 feridos, e disponibilizou-se para ajudar nas ações internacionais de resgate.
Sismo no Afeganistão causa mortos e feridos; prestação de auxílio no local (AP Photo/Hedayat Shah
“O Governo português lamenta profundamente as consequências devastadoras do sismo no Afeganistão, que causou centenas de vítimas mortais e milhares de feridos”, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros, numa mensagem publicada na rede social X. “Portugal expressa solidariedade ao povo afegão e dispõe-se a apoiar as ações de salvamento da ONU e do Crescente Vermelho”, acrescenta o ministério liderado por Paulo Rangel. O Afeganistão registou, na noite de domingo, um sismo de magnitude 6 na escala de Richter e várias réplicas, duas das quais de magnitude 5,2. Os terramotos causaram mais de 800 mortos e cerca de 2.700 feridos, de acordo com o último balanço das autoridades locais, divulgado esta manhã. O porta-voz do Governo afegão, Zabihullah Mujahid, indicou que só numa das províncias do país, Kunar, foram contabilizados 800 mortos e 2.500 feridos. Centenas de casas ficaram destruídas, acrescentou o diretor de Informação e Cultura de Kunar, Ihsanullah Ihsan.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela