Secções
Entrar

Milhares manifestam-se contra a interrupção voluntária da gravidez em Madrid

24 de março de 2019 às 16:20

Entoando palavras de ordem como "Sim à vida" e "Juventude Unida lutando pela vida", os manifestantes lançaram centenas de balões verdes "em memória dos não nascidos".

Milhares de pessoas manifestaram, este domingo, no centro de Madrid contra a interrupção voluntária da gravidez, que é autorizada em Espanha durante as primeiras 14 semanas de gravidez.

Entoando palavras de ordem como "Sim à vida" e "Juventude Unida lutando pela vida", os manifestantes marcharam da rua Serrano até à Porta de Alcalá, onde lançaram centenas de balões verdes "em memória dos não nascidos", nas palavras dos organizadores.

"O aborto deve ser banido. Desde a conceção existe uma vida independente da mãe e que tem todos os direitos", disse à AFP, Alejandra Anton, uma enfermeira de 32 anos que participou na manifestação com o marido e duas crianças de um ano e meio e três meses.

A manifestação aconteceu numa atmosfera festiva com cartazes como "O direito à vida é para todos, sem exceção", foi organizada pela plataforma ‘Yes to Life’.

De acordo com a lei espanhola, votada em 2010, as mulheres podem fazer a interrupção voluntária durante as primeiras 14 semanas de gravidez, um atraso na média de outros países europeus.

O Partido Popular (PP, conservador) lançou em 2013 um projeto de reforma para restringir o aborto a alguns casos limitados, mas a controvérsia que se seguiu o levou a retirar seu projeto.

O número dois do PP, Teodoro García Egea, juntou-se à manifestação para defender "a vida, a maternidade, o futuro da Espanha, o futuro das famílias", como disse aos jornalistas.

Os partidos de esquerda continuam a defender o direito à interrupção voluntária da gravidez; o líder do PP, Pablo Casado, já propôs um retorno à legislação mais restritiva da década de 1980.

Por sua vez, o partido Vox, de extrema-direita, que, segundo as sondagens, entrará no parlamento nacional pela primeira vez nas próximas legislativas, propõe que o aborto seja excluído do sistema público de saúde.

As eleições legislativas estão previstas para 28 de abril, e as sondagens dão a vitória aos socialistas do PSOE, do atual chefe de Governo, Pedro Sánchez, mas o PP, os liberais do Cidadãos e o Vox, juntos, podem somar lugares suficientes para formar uma coligação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela