Secções
Entrar

Bola oficial do Mundial 2018 vai viajar até ao espaço

20 de março de 2018 às 18:09

A viagem da bola "que estará, provavelmente, em campo no jogo inaugural" vai acontecer esta quarta-feira.

A bola de futebol oficial do Mundial 2018 irá viajar na quarta-feira para a Estação Espacial Internacional (ISS) na nave russa Soyuz, que partirá da estação cazaque de Baikonur, anunciou esta terça-feira o comandante da missão.

"Levaremos connosco a bola que estará, provavelmente, em campo no jogo inaugural [do Mundial2018]", afirmou o astronauta Oleg Artemiev numa conferência de imprensa em Baikonur.

O astronauta acrescentou ainda que a bola regressará à Terra com o seu colega Antón Shkaplerov, que se encontra na ISS desde Dezembro de 2017.

Além da bola, os astronautas levarão ao espaço a mascote oficial do Mundial2018, o lobo Zabikava.

Armitev prometeu também que a tribulação da ISS não perderá os jogos do campeonato mundial, apesar de terem bastante trabalho na plataforma digital.

"Não os vamos perder, vamos assistir aos jogos. Os técnicos de comunicação dos Estados Unidos permitiram-nos seguir o torneio, mas não vamos assistir a nenhum jogo em tempo real, veremos depois a gravação", explicou.

A nave Soyuz MS-08, que transportará para a estação Armitev e os astronautas da NASA Andrew Feustel e Richard Arnold, irá descolar esta quarta-feira, às 17h45, da base espacial de Baikonur, no Cazaquistão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela