Secções
Entrar

20 navios da marinha russa estão no Mar Negro

28 de abril de 2022 às 10:07

De acordo com o último relatório do Ministério da Defesa britânico, a frota russa no Mar Negro - apesar das perdas já registadas - mantém a capacidade para atacar os alvos ucranianos

Cerca de 20 navios da marinha russa, incluindo submarinos, estão atualmente na área operacional do Mar Negro. A informação foi divulgada hoje, no último relatório do Ministério da Defesa britânico.

De acordo com o documento, o Estreito de Bósforo permanece fechado a todos os navios de guerra não turcos, tornando impossível para a Rússia substituir o cruzador Moskva no Mar Negro. Falamos de um tipo de navio de guerra, o principal da frota russa, que foi ao fundo depois de sofrer "danos graves", porém as versões sobre o que aconteceu para ucranianos e russos são diferentes.

"Apesar das perdas do navio de desembarque Saratov e do cruzador Moskva, a frota russa no Mar Negro mantém a capacidade para atacar alvos ucranianos e costeiros", garante o relatório  do Ministério da Defesa britânico.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro, desencadeando uma guerra que provocou um número de baixas civis e militares ainda por determinar. Na passada quarta-feira, a ONU confirmou que pelo menos 2.787 civis morreram e 3.152 ficaram feridos, mas manteve o alerta para a probabilidade de os números serem consideravelmente superiores. Até ao momento, estima-se que o conflito tenha levado mais de 5,3 milhões de pessoas a fugir da Ucrânia, na pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela