Secções
Entrar

170 mil pessoas protestam em Madrid contra lei da amnistia catalã

Luana Augusto 18 de novembro de 2023 às 16:23

Lei do PSOE pretende amnistiar os independentistas catalães. Manifestação conta agora com o apoio do português Paulo Rangel, do PSD e do Partido popular europeu no parlamento europeu, e dos partidos espanhóis do PP e do Vox.

Cerca de 170 mil pessoas voltaram a reunir-se este sábado, 18 de novembro, no centro de Madrid para protestarem contra a lei da amnistia espanhola. A medida que prevê o perdão dos independentistas catalães foi entregue ao parlamento na passada segunda-feira, 13, e terá sido o que assegurou a reeleição do presidente do governo, Pedro Sánchez.

REUTERS/Susana Vera

Além dos milhares de manifestantes, também o Partido Popular (de direita), o Vox (extrema-direita) e o eurodeputado português Paulo Rangel do PSD estiveram presentes. A direita espanhola considera que a amnistia de políticos catalães pode constituir um ataque ao estado de direito e ao princípio da separação de poderes. "Sánchez renuncia", "traidores", "viva a Espanha" e "separação de poderes" foram assim algumas das frases escritas nos cartazes.

"Estar no poder é uma coisa, mas estar certo é outra. [O governo] pode ter os deputados que necessita, mas sabe que não tem votos para fazer o que está a fazer", disse este sábado o líder do Partido Popular, Alberto Núñez Feijóo, ao acusar Sánchez de ter cometido mais uma fraude contra o povo espanhol, para se manter no poder.

Já o líder do Vox, Santiago Abascal, garantiu que o seu partido não iria "desistir desta luta" e que iria continuar a "alertar os nossos aliados internacionais sobre o que está a acontecer em Espanha".

Quem não parte da mesma opinião é o PSOE, partido liderado por Sánchez, que diz que o protesto deste sábado estará a ser liderado pelo rancor da direita, e não propriamente pela lei da amnistia que havia sido apresentada.

Este não é o primeiro protesto que surge contra o PSOE. O Partido Popular já havia realizado outras manifestações em 52 cidades, que ficaram marcadas pela presença de cerca de dois milhões de pessoas, segundo o PP.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela