Sábado – Pense por si

YouTuber destrói o seu avião para conseguir views

O YouTuber Trevor Jacob despenhou o seu avião monomotor e gravou todos os momentos, partilhando-os depois no seu canal de YouTube. Agência federal retirou-lhe a licença de pilotagem.

Um YouTuber viu a sua licença de aviação ser anulada depois da Administração Federal de Aviação dos EUA concluir que despenhou o seu avião com o objetivo de ganhar visualizaçõesonline.

REUTERS/Dylan Martinez

A 24 de novembro de 2021, Trevor Jacob estava a sobrevoar a floresta nacional Los Padres, na Califórnia, quando a hélice do seu avião monomotor deixou de funcionar.

No vídeo que gravou para o seu canal de YouTube, afirmou: "Estou sobre as montanhas e estou com o motor desligado." De seguida saltou de paraquedas do avião enquanto usava um bastão deselfiepara filmar a queda e a aterragem em campo aberto. Existem ainda imagens do avião vazio em direção às montanhas antes de cair do deserto.

A carregar o vídeo ...

Desde que Trevor Jacob publicou o vídeoDespenhei o meu avião, em dezembro, já teve mais de 2.2 milhões de visualizações.

A 11 de abril, a Administração Federal de Aviação concluiu que o incidente se deveu a "falta de cuidado, julgamento e responsabilidade" e que Trevor Jacob escolheu "saltar do avião apenas para conseguir gravar as imagens do acidente". Esta declaração foi justificada pelo facto de existirem várias câmaras colocadas no interior e no exterior do avião, incluindo uma apontada para a hélice.

Outras evidências dadas pela Federação para decidir foi o facto de Trevor Jacob já ter colocado uma mochila paraquedas antes de o voo começar, ter aberto a porta do avião antes de alegar que o motor tinha falhado, não ter tentado entrar em contacto com o controlo de tráfego aéreo e não ter tentado reiniciar o motor.

Foi também provado que Trevor Jacob conseguiu encontrar os destroços do avião, para os eliminar, e recuperar todas as câmaras anexadas ao avião.

Em conclusão, a licença de pilotagem de Trevor Jacob foi revogada e o YouTuber foi informado que "se não entregar os seus certificados imediatamente estará sujeito a outras ações legais, como uma coima de 1.54 euros (1.644 dólares) por dia". Ficou ainda proibido de se recandidatar a outra licença de aviação durante um ano.

Como resposta a estas sanções, Trevor Jacob publicou um vídeo no YouTube afirmando: "Nunca pensei que publicar um vídeo de uma aventura iria iniciar tantas penas. A comunidade da aviação tem sido muito dura comigo, estou a pensar em desistir porque sou odiado."

O atual YouTuber é também atleta desnowboarde outros desportos radicais e representou os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de inverno de 2014.

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.