A série Severance, da Apple TV+, é a mais nomeada para a 77.ª edição dos prémios Emmy, que distinguem anualmente o que de melhor se faz e exibe na indústria televisiva norte-americana.
Com 27 nomeações, a segunda temporada de Severance é a mais nomeada na categoria drama. Já a primeira temporada de The Studio, série criada e protagonziada por Seth Rogen, exibida também na Apple TV+, distingue-se na categoria comédia, com 23 nomeações.
Seguem-se, entre as séries mais nomeadas, The Penguin, cuja primeira temporada mereceu 24 nomeações, e The White Lotus, cuja mais recente temporada (a terceira) motivou 23 nomeações. Ambas foram exibidas em Portugal através da Max, a produtora e distribuidora de streaming com mais nomeações aos Emmys: 142, significativamente mais do que a Netflix (120) e Apple TV+ (79), esta última apesar da proeminência de Severance e The Studio entre nomeados.
A série britânica Adolescência, com 13 nomeações, a segunda temporada de Andor, com 14, a temporada inaugural de The Pitt, com 13 e a segunda temporada de The Last of Us, nomeada para 16 prémios, também se destacam na lista de candidatos. Assim como Hacks, com 14.
Na categoria Drama, as já mencionadas Severance, The White Lotus, The Pitt, The Last of Us e Andor concorrem com The Diplomat, Paradise e Slow Horses pelo Emmy. Já na categoria Comédia, The Studio e Hacks, já referidas, são duas das candidatas - as restantes são Abbott Elementary, The Bear, Ninguém Quer Isto, Only Murders in the Building, Shrinking e What We Do in the Shadows.
Na categoria dedicada a minisséries ou séries antológicas, Adolescência e The Penguin surgem como grandes candidatos, numa lista de nomeados que inclui Black Mirror, Dying for Sex e Monstros: A História de Lyle e Erik Menendez.
Já nas categorias de representação, Sterling K. Brown (Paradise), Gary Oldman (Slow Horses), Pedro Pascal (The Last of Us), Adam Scott (Severance) e Noah Wyle (The Pitt) estão nomeados a Melhor Ator Principal de uma Série Dramática.
Adam Brody (Nobody Wants This), Seth Rogen (The Studio), Jason Segel (Shrinking), Martin Short (Only Murders in the Building) e Jeremy Allen White (The Bear) são os candidatos a Melhor Ator Principal de uma Série de Comédia.
Para a categoria Melhor Ator de uma Minissérie ou Série Antológica, foram nomeados Colin Farrell (The Penguin), Stephen Graham (Adolescência), Jake Gyllenhaal (Presumed Innocent), Brian Tyree Henry (Dope Thief) e Cooper Koch (Monstros: A História de Lyle e Erik Menendez).
Entre as atrizes, Kathy Bates (Matlock), Sharon Horgan (Bad Sisters), Britt Lower (Severance), Bella Ramsey (The Last of Us) e Keri Russell (The Diplomat) são as nomeadas a Melhor Atriz Principal de uma Série Dramática.
Já Uzo Aduba (The Residence), Kristen Bell (Ninguém Quer Isto), Quinta Brunson (Abbott Elementary), Ayo Edebiri (The Bear) e Jean Smart (Hacks) lideram nas séries de comédia.
Cate Blanchett (Disclaimer), Meghann Fahy (Sirens), Rashida Jones (Black Mirror), Cristin Milioti (The Penguin) e Michelle Williams (Dying for Sex) são, por sua vez, as nomeadas para a categoria de melhor protagonista feminina de uma minissérie ou série antológica.
A cerimónia de entrega dos prémios Emmy está marcada, este ano, para 14 de setembro e acontecerá no Teatro Peacock, em Los Angeles. No último ano, as séries mais nomeadas foram Shogun - que acabou por se tornar a grande vencedora, com 19 prémios - e The Bear. Baby Reindeer e Hacks foram mais duas das vencedoras da noite.