De assinatura portuguesa,
Porta Premium é uma comédia satírica que coloca a crise da habitação no centro de um espelho distorcido, mas revelador, da sociedade portuguesa. Criada e realizada por Tota Alves, a produção estreou a 24 de novembro de 2025 e conta com cinco episódios de cerca de 25 minutos cada, assinados por um elenco que inclui Gonçalo Waddington, Sónia Balacó, Tânia Alves, Mauro Hermínio e Janico Durão.
Filmada no formato de falso documentário - ou
mockumentary -,
Porta Premium acompanha o dia a dia da agência imobiliária homónima em Loures, onde uma equipa de consultores se prepara para uma cerimónia de prémios que promete exaltar o seu “trabalho incrível”. No entanto, à medida que a realizadora interna reconfigura o projeto, as câmaras desvendam os momentos mais caricatos e contraditórios do mercado imobiliário, transformando a narrativa num retrato humorístico e crítico de uma realidade que afeta milhares de portugueses.
Fica clara a inspiração em séries como
The Office e
Parks and Recreation na forma como a câmara interage com as personagens, mostrando-nos as suas pretensões, tiques e contradições. Este estilo confere à série um ritmo ágil e uma proximidade irónica, convidando-nos a rir e, talvez, a questionar o universo dos agentes imobiliários.
No fundo,
Porta Premium é tanto uma comédia de caráter como um comentário social sobre a dicotomia entre o direito à habitação e as dinâmicas comerciais que o circundam. Ao mesmo tempo que diverte com situações e personagens exageradas, a série levanta questões sobre valores, relações e o mercado que, apesar de humorísticas, permanecem pertinentes. Através do riso, o público é levado a olhar para uma crise real com novos olhos.
"
Uma série para ver esta semana" é uma rubrica semanal em que lhe sugerimos, todas as segundas-feiras, uma série para ver ao longo dos próximos dias - uma rubrica a cargo do jornalista da SÁBADO Tiago Neto.