Sábado – Pense por si

Beyoncé anuncia digressão mundial do disco Renaissance

A Renaissance World Tour, de 43 datas, percorre a Europa e a América do Norte entre maio e setembro. Portugal, para já, está de fora da equação.

Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
Beyoncé anuncia digressão mundial do disco Renaissance
Pedro Henrique Miranda 01 de fevereiro de 2023 às 19:35

Beyoncé anunciou uma digressão mundial de 44 concertos de estádio para apresentarRenaissance, o aclamado sétimo álbum de estúdio, do ano passado, na Europa e América do Norte.

A porção europeia daRenaissance World Tourcomeça a 10 de maio em Estocolmo, na Suécia, e termina a 27 de junho em Varsóvia, Polónia. Os países mais visitados são Inglaterra, com cinco datas, França e Alemanha, cada uma com três, e os Países Baixos, com duas, passando a digressão ainda pela Bélgica, Escócia e Espanha. Portugal, desta vez, fica de fora.

A comitiva segue depois para a América do Norte, onde, até finais de setembro, completa as restantes 25 datas da digressão entre o Canadá e os Estados Unidos.

Renaissance, um registo de mudança estilística considerável para a cantora pop, assume um registo inspirado no house, no disco e em outros ritmos fundacionais da música de dança negra americana, patentes no seusinglede apresentação,Break My Soul.

A fusão de estilos de dança foi universalmente aclamada como um regresso em grande para uma artista entre álbuns desde 2018 - ano em que editou, com o marido, Jay-Z,Everything is Love, sob o pseudónimo coletivo The Carters -, e nomeado a nove Grammys, incluindo Álbum do Ano, na cerimónia de 2023.

A carregar o vídeo ...

A homenagem à comunidade queer do disco foi criticada aquando da sua mais recente performance ao vivo, a primeira em quatro anos, quando recebeu cerca de €22 milhões para dar um concerto privado no Dubai, estado dos Emirados Árabes Unidos - um país com leis e práticas discriminatórias da comunidade LGBT+.

Ainda assim, é esperado que a Renaissance World Tour - a primeira de Beyoncé desde 2016, ano do lançamento do seu último disco a solo,Lemonade- gere uma corrida desenfreada às bilheteiras, que ainda não abriram e irão prioritizar os membros do clube de fãs da cantora.

A última passagem de Beyoncé por Portugal foi em 2014, altura em que deu três concertos na Altice Arena, em Lisboa, na sequência do álbum homónimoBeyoncé.

Artigos Relacionados
A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30