Sábado – Pense por si

GPS

"Pura Loucura", um "policial em forma de comédia", estreia-se no Teatro Maria Matos em setembro

Encenada por Michel Simeão, a peça terá um "final diferente todas as noites". O público votará, em cada sessão, sobre quem acha que é o culpado de um homicídio que gera vários suspeitos.

Capa da Sábado Edição 6 a 12 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 6 a 12 de outubro
As mais lidas GPS
Lusa 10 de agosto de 2026 às 14:34
Adicione como fonte preferencial no Google
O elenco da peça que pode ser vista a partir de 9 de setembro no Teatro Maria Matos, em Lisboa
O elenco da peça que pode ser vista a partir de 9 de setembro no Teatro Maria Matos, em Lisboa D. R.

Uma peça que é um "policial em forma de comédia" com o título de "Pura Loucura" estreia-se no Teatro Maria Matos, em Lisboa, em 09 de setembro, segundo o 'site' do teatro.

A ação de "Pura Loucura decorre num salão de cabeleireiro, conta com um assassínio e "vários suspeitos" sendo que o desfecho é decidido pelo público, acrescenta o 'site' do Maria Matos.

"Quarenta anos de sucesso. Mais de 14,5 milhões de espectadores em todo o mundo", acrescenta o teatro sobre a peça que "percorreu todos os continentes, foi traduzida para 28 línguas e apresentada em 36 países".

O texto foi escrito em 1963 pelo dramaturgo alemão Paul Portner (1925--1984) propositadamente para a participação ativa do público, que, no final, decide quem é o assassino.

De acordo com a entrada sobre a peça no norte-americano National Comedy Hall of Fame, uma produção da obra feita em Boston é várias vezes descrita como uma das peças não-musicais mais duradouras em palco do mundo.

"O final da peça é diferente todas as noites uma vez que os membros do público ouvem as pistas, questionam as personagens e depois votam sobre quem pensam ser culpado. Quem for votado como o assassino improvisa diálogo com o resto do elenco", pode ler-se no mesmo texto.

Na produção que se estreia em Lisboa "Pura Loucura" tem encenação de Michel Simeão e interpretação de Diana Nicolau, Flávio Gil, Frederico Amaral, Jorge Mourato, Ruben Madureira e Susana Blazer.

Em cena de 09 de setembro a 25 de outubro, "Pura Loucura" tem récitas ao domingo, às 18:00, e à quinta, sexta-feira e sábado, às 21:00.

O espetáculo tem tradução de Ana Sampaio, cenário de Catarina Amaro, figurinos de Andy Dyo e desenho de luz de Catarina Côdea.

Artigos Relacionados
A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30