Se acha que pode ter uma carreira no humor, é melhor apressar-se: falta apenas um dia para fecharem as inscrições d'O Último a Rir, o concurso destand up comedydaSÁBADOque quer encontrar os talentos que vão moldar o futuro da comédia em Portugal.
O prazo para as inscrições termina já esta sexta-feira, 14 de abril, às 20h. Até lá, as inscrições devem ser feitas nosite apropriado, pedindo-se aos candidatos a concorrentes que enviem um vídeo de até 3 minutos de stand up comedy.
O momento humorístico tem "tema livre", excluindo "conteúdos que pela sua natureza a organização considere obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal, ou que violem o direito de propriedade intelectual de terceiros", de acordo como regulamento disponível para consulta.
Os vídeos não podem também "ter qualquer tipo de publicidade associada" e têm de incluir um segmento humorístico "obrigatoriamente em português (de Portugal ou Brasil). Os candidatos "podem participar apenas com um vídeo" e "caso participem com mais de um, será apenas considerado o primeiro enviado".
Depois do período de candidaturas encerrar, os vídeos serão avaliados "por vários membros da produção" do concurso entre os dias 15 e 17 de abril. Serão então escolhidos "os 24 candidatos que passam às Semifinais" d'O Último a Rir, que decorrem ao vivo em quatro dias distintos e em quatro cidades diferentes, cobrindo de forma abrangente o território de Portugal continental.
As semifinais vão então decorrer ao vivo em Faro, dia 25 de abril (na Associação Recreativa e Cultural de Músicos), em Coimbra, a 3 de maio (Casa das Caldeiras), no Porto, a 4 de maio (Vintage) e finalmente em Lisboa, a 11 de maio (Samambaia). Em cada um destes momentos será possível ver ao vivo seis semifinalistas, que serão observados pelos três mentores do concurso: Marco Horácio, Sofia Bernardo e Miguel Sete Estacas.
Cada um destes três mentores escolherá quatro "protegidos" (um por cada semifinal), que farão parte da sua equipa. Mas apenas dois destes quatro (por mentor) chegarão à final, que decorrerá ao vivo em Lisboa, em junho de 2023 (dia e hora a definir), num teatro lisboeta e com público presente.
Nesse momento, os seis finalistas apurados vão atuar em palco durante sete minutos, sendo avaliados por um júri de acordo com a qualidade do texto, a originalidade humorística e a interpretação. Serão então decididos os vencedores (1º, 2º e 3º classificados). Os prémios previstos podem ser consultados noregulamento oficial do concurso.
Em 2022, a primeira edição do concurso foivencida pelo humorista Dagu (Daniel Silva).