"Um orgulho": as reações à nomeação portuguesa ao Óscar

Profissionais do cinema, amigos e admiradores portugueses congratularam João Gonzalez, autor do primeiro filme português nomeado a um Oscar.

Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de janeiro a 1 de fevereiro
As mais lidas GPS
DR

"Estou absolutamente sem palavras, obrigado a todos pelo amor", disse, em inglês e pela rede social Instagram, João Gonzalez, na sequência do anúncio da nomeação do seu filme, Ice Merchants, ao Óscar da categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.

"Escreverei algo quando as coisas estiverem calmas e eu esteja de volta à Terra, capaz de processar isto. Obrigado e parabéns a toda a equipa", completou, na mesma publicação. Na caixa de comentários, choviam parabenizações e palmas digitais para o realizador, animador, ilustrador e músico português - o primeiro a ter um filme nomeado na mais prestigiada gala de Hollywood.

"Yeahhhh", reagiu o ator e DJ Nuno Lopes, enquanto Vítor Silva Costa ficou-se apenas pelo emoji do coração. Chegaram palmas também dos atores Pedro Teixeira, Daniela Melchior e Mariana Monteiro, acrescentando estas duas um sentido "Parabéns!!".

De entre os profissionais da área que também congratularam o realizador, estão ainda Rita Pereira, Pedro Carvalho, Inês Faria, Paula Lobo Antunes, Beatriz Frazão, Rodrigo Paganelli, Inês Herédia, Carolina Frias, Miguel Monteiro, Jani Zhao ou Wandson Lisboa.

Não só de atores vieram as demonstrações de afeto: também a bodyboarder profissional Joana Schenker, o modelo e designer de moda Luís Borges ou a jornalista Maria João Rosa endereçaram a Gonzalez os parabéns, que chegaram ainda de fora de Portugal - é o caso do ator, realizador e argumentista indiano Pranav Sasidharan.

A curta de 14 minutos sobre uma família que todos os dias salta de paraquedas do topo da montanha onde vive para vender o gelo que produzem, já havia arrecadado prémios nos festivais de cinema de Cannes, Chicago, Guadalajara, Melbourne e Vila do Conde.

Ice Merchants compete na 95ª cerimónia dos Óscares com The Boy, the Mole, the Fox and the Horse, The Flying Sailor, My Year of DicksAn Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It. A entrega de prémios tem lugar a 12 de março, em Los Angeles.

Veja aqui o trailer do filme:

A carregar o vídeo ...

Artigos Relacionados
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana