Sábado – Pense por si

Curta-metragem portuguesa nomeada para os Óscares nos cinemas em fevereiro

O filme "Ice Merchants", de João Gonzalez, o primeiro a ser nomeado a um Óscar, vai poder ser visto nas salas de cinema a partir de 16 de fevereiro

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
Curta-metragem portuguesa nomeada para os Óscares nos cinemas em fevereiro
Gonçalo Correia 31 de janeiro de 2023 às 11:25

O primeiro filme português nomeado para um Óscar,Ice Merchants, vai poder ser visto nas salas de cinemas já no próximo mês de fevereiro. O filme, uma curta-metragem de animação assinada pelo realizador português João Gonzalez, vai estar "nas salas de cinema por todo o país a partir do dia 16 de fevereiro", indica a distribuidora que assegurou os direitos de exibição do filme em comunicado.

A exibição do filme marca o início de um "modelo de exploração de cinema em sala inovador em Portugal", defende ainda a distribuidora, que além de assegurar os direitos de exibição do filme em Portugal, assegurou ainda estes mesmos direitos de exibição da curta-metragem em África.

Ice Merchantsé uma produção portuguesa, francesa e britânica, tem 14 minutos de duração e concorre na categoria Melhor Curta-Metragem de Animação com os filmes The Flying SailorMy Year of Dicks, An Ostrich Told Me The World Is Fake and I Think I Believe It e The Boy, The Mole, The Fox and The Horse.

A sinopse oficial indica a premissa da história: "Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite".

A carregar o vídeo ...

Nascido em 1996, João Gonzalez é um realizador, ilustrador e músico português. Estudou na Royal College of Art, em Londres, e na ESMAD - Escola Superior de Media Artes e Design, do Instituto Politécnico do Porto, tendo tido também formação musical em piano clássico. Antes desta nova curta-metragem de animação, fez filmes como Nestor e The Voyager e em 2022 tornou-se o primeiro realizador português de filmes de animação a ser premiado no festival de Cannes, já por Ice Merchants.

Em declarações àSÁBADO, depois da nomeação, João Gonzalez defendeu que "o cinema português é incrível há muitos anos" e acrescentou: "Sabia que queria fazer um filme sobre a solidão e o isolamento. Partimos sempre daquilo que conhecemos quando vamos fazer um filme. E depois montamos uma história. A animação permite-me abordar aquilo que me é mais próximo de uma forma mais surrealista."

A carregar o vídeo ...

Ice Merchantsera uma das três curtas-metragens portuguesas de animação finalistas a uma nomeação nos Óscares: as restantes duas, que não chegaram a ser nomeadas, eramO Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, eO Lobo Solitário, de Filipe Melo.

Artigos Relacionados
A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h