
Leonel Vieira: "Em Portugal, trabalhamos para afastar o público do cinema"
De regresso à comédia com o novo filme "O Pátio da Saudade", o cineasta critica os apoios do ICA: “Não sei o que querem fazer do cinema português.”
De regresso à comédia com o novo filme "O Pátio da Saudade", o cineasta critica os apoios do ICA: “Não sei o que querem fazer do cinema português.”
O "Cinema em Festa" decorre entre segunda e quarta-feira.
A longa-metragem soma 11 nomeações. Já "O Pior Homem de Londres" (Rodrigo Areias) e "Revolução (sem) sangue" (Rui Pedro Sousa) estão nomeados a 10 categorias.
Além do habitual "best-of" – com os pratos e vinhos de que mais gostámos e os discos, filmes, séries, peças de teatro e livros que nos cativaram – , fizemos uma revisão das grandes tendências do ano.
De esta 2.ª feira, dia 21, até quarta, 23, ver filmes como "Joker: Loucura a Dois", "Robot Selvagem" e "Grand Tour" fica mais barato.
Com o seu mais recente filme, foi eleito Melhor Realizador em Cannes. "Grand Tour" é uma viagem alucinante pela Ásia ao ritmo do amor perdido - e chega esta 5.ª feira às salas de cinema nacionais.
O filme, que valeu a Miguel Gomes o prémio de Melhor Realização em Cannes - e que chega aos cinemas na próxima semana -, é o candidato português ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
"Fogo do Vento", que se estreou em Locarno, acompanha alguns dos protagonistas do filme anterior da realizadora, a curta-metragem "Farpões Baldios", aprofundando histórias de uma comunidade alentejana.
Filme candidato por Portugal conhecido a 11 de setembro.
Já há data de estreia comercial do filme, apresentado em Cannes e que valeu ao cineasta português um prémio de Realização: 19 de setembro. Direitos de "Grand Tour" vendidos para 65 países.
E também tem as suas musas, como Rosinha (Eliana Rosa). Basil da Cunha continua a filmar um bairro que vai desaparecendo com drama, humor e brilho estético - e agora, também com música. Falámos com ele.
O cineasta português, autor de filmes como "Tabu" e a trilogia "As Mil e Uma Noites", foi distinguido pelo seu novo filme, "Grand Tour". Já o filme "Anora", de Sean Baker, venceu a Palma de Ouro.
A 77.ª edição do festival europeu de cinema arranca esta terça-feira e há oito filmes com assinatura portuguesa. A SÁBADO falou com um dos cineastas presentes, Paulo Carneiro, que lamenta a falta de apoios para ir a estes eventos.
"Grand Tour" foi escolhido para integrar a competição principal de longas-metragens do festival, sendo assim candidato ao prémio mais mediático de Cannes.
O campo e a serra são territórios agrestes, negligenciados durante séculos, esquecidos pelos governos actuais, onde a vida é dura e não-instagramável. Só quando nos lembrarmos disto é que seremos bons turistas.
Música, passeios e muito para provar. São estas as propostas para o fim de semana prolongado.