Secções
Entrar

"O cinema não é o que faço, é o que sou": Tom Cruise recebeu (finalmente) um Óscar

Sem nunca ter recebido o Óscar de Melhor Ator (ou sequer de Melhor Ator Secundário), Cruise foi distinguido este domingo com um prémio de carreira.

Mariana Taborda com Gonçalo Correia 17 de novembro de 2025 às 19:02
Tom Cruise recebe Óscar honorário da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas Invision
"Fazer filmes não é só o que eu faço, é o que sou." A afirmação é de Tom Cruise, que, num discurso emocionado, este domingo, 16 de novembro, reagiu ao facto de receber o seu primeiro Óscar - um Óscar de carreira - fazendo uma revisão da sua história em Hollywood, acompanhada por uma declaração de amor à sétima arte. O ator falava na 16.ª edição dos Governors Awards, prémios atribuídos pela Academia que organiza os Óscares e nos quais são entregues estatuetas de carreira. Tom Cruise foi distinguido com um prémio que enalteceu o seu trabalho no cinema ao longo de mais de 40 anos. No discurso de agradecimento que fez, Cruise falou sobre a importância que o cinema teve na sua vida: "Ajuda-me a apreciar e a respeitar diferenças. Mostra a humanidade que temos em comum e o quão parecidos somos de tantas maneiras. Não importa de onde vimos, quando estamos numa sala de cinema rimos juntos, emocionamo-nos juntos, sentimos esperança juntos e esse é o poder desta arte. É por isso que é importante e é por isso que é importante para mim. Fazer filmes não é só o que eu faço, é o que sou."
Cruise começou a carreira em 1981 e alguns dos seus papéis mais notórios foram em Negócio Arriscado (1983), Top Gun: Ases Indomáveis (1986), Entrevista com o Vampiro (1994) e na saga Missão Impossível . Tom Cruise já tinha sido nomeado para os Óscares quatro vezes: concorreu à estatueta de Melhor Ator graças às interpretações em Nascido a 4 de Julho (1990) e Jerry Maguire: A Grande Virada (1996), esteve na corrida ao Óscar de Melhor Ator Secundário com Magnolia (1999) e foi nomeado pelo seu trabalho de produtor em Top Gun: Maverick (2023). Nunca, porém, havia recebido um prémio da Academia de Hollywood, o que aconteceu finalmente este domingo. A distinção foi-lhe entregue pelo realizador Alejandro G. Iñárritu, com quem Tom Cruise está a filmar. Nesta edição dos Governors Awards, a Academia também premiou o ator e coreografo Debbie Allen, o designer e responsável por guarda-roupa Wynn Thomas e a cantora Dolly Parton, que recebeu o prémio humanitário Jean Hershould pelas contribuições para a alfabetização e educação de crianças carenciadas a partir da organização de caridade The Dollywood Foundation.
Artigos Relacionados
Receba o seu guia para sair
todas as semanas no seu e-mail
Subscreva a Newsletter GPS e seja o primeiro a saber as melhores sugestões de fim-de-semana. Subscreva Já