Patriotas pela Europa acolhem Chega
O Chega formaliza esta terça-feira a adesão à aliança "Patriotas pela Europa" que aspira a formar o maior grupo político de extrema-direita e direita radical no Parlamento Europeu.
"Patriotas pela Europa" foi criado no final de junho por iniciativa do Fidesz, do primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, do Partido da Liberdade da Áustria, de Herbert Kickl, e da Ação de Cidadãos Descontentes, do checo Andrej Babiš.
Para formar um grupo político no Parlamento Europeu são necessários 23 deputados de pelo menos um quarto dos 27 Estados-membros.
O Fidesz elegeu 11 deputados nas eleições do mês passado, os seus aliados checos 7 eurodeputados e os austríacos 6.
Após a adesão dos dois deputados do Chega – António Tânger Corrêa e Tiago Moreira de Sá – são necessários deputados de mais três países para formalizar a constituição do grupo.
Dois grupos políticos abarcavam a extrema-direita e direita radical na anterior legislatura: "Reformistas e Conservadores", com os Irmãos de Itália, da chefe de governo italiana, Georgia Meloni, e os espanhóis do Vox, e
"Identidade e Democracia", onde se encontravam a Convergência Nacional de Marine Le Pen e o Partido pela Liberdade, de Geert Wilders, que integra a coligação governamental dos Países Baixos.
A IX legislatura do PE terminou com 7 grupos políticos e a distribuição dos 720 deputados da X legislatura está ainda em negociação, tendo os dois principais grupos, "Partido Popular Europeu" e "Socialistas e Democratas" assegurados 190 e 136 mandatos, respetivamente.
A constituição de Grupos Políticos decorre até 15 deste mês, véspera do início formal da X legislatura em Estrasburgo.
Edições do Dia
Boas leituras!