Sábado – Pense por si

Rita Cordovil: “A autonomia das crianças tem vindo a diminuir a cada geração”

Vanda Marques
Vanda Marques 13 de agosto de 2023 às 10:00

Rita Cordovil, a investigadora da Faculdade de Motricidade alerta para a importância da brincadeira livre e de se esfolar os joelhos em pequeno

Nos países nórdicos onde há neve e frio, as crianças estão mais habituadas a ir a pé para escola do que nos países do Sul como Portugal e Itália. Aqui, recorda a professora da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa, os pais estacionam os carros à porta das escolas secundárias para os filhos não irem sozinhos. Rita Cordovil alerta que a cada geração que passa a autonomia e independência na mobilidade das crianças se tem vindo a perder e que isso vai fazer com que tenham mais dificuldades em tomar decisões quando crescerem. Os pais superprotegem os filhos e muitas vezes não os deixam brincar livremente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.