Sábado – Pense por si

Entrevista
Entrevista

Cristina Fallarás: “A construção mais brutal e violenta é a Igreja Católica”

Cristina Fallarás: “A construção mais brutal e violenta é a Igreja Católica”
Vanda Marques 31 de outubro de 2021 às 18:00

A ativista e escritora espanhola quer corrigir a História e dar o protagonismo merecido às figuras femininas, como Maria Madalena. Criou o Metoo espanhol, mas é ameaçada nas ruas.

Biografia Nome:

Cristina Fallarás

Cargo:

Ativista e Jornalista

Nascimento:

53 anos

Nacionalidade:

Espanhola

Marcaram-lhe a porta de casa com uma cruz. O objetivo era claro: sinalizar que Cristina Fallarás não estava segura. A jornalista e ativista tornou-se um alvo pelas suas opiniões contra a extrema-direita, o machismo e por ter criado o movimento #Cuéntalo [conta-o] – o Metoo espanhol. Polémica, mordaz, tornou-se mais conhecida quando em 2008 foi despejada do seu apartamento e falou dos problemas da crise económica em Espanha. Autora de vários livros, num deles põe o dedo na ferida da guerra civil espanhola – Honrarás a Tu Padre y a Tu Madre. A família de Cristina espelha as divisões espanholas – neta de um avô general de Franco e de outro republicano que foi fuzilado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)