Sábado – Pense por si

Tsipras mantém referendo e queixa-se de chantagem

01 de julho de 2015 às 17:26

O primeiro-ministro grego insiste no "não" no próximo domingo e acusa os credores de estarem a chantagear a Grécia para aceitar todas as propostas

O caos instalado na Grécia, com manifestações sucessivas da população perante tanta incerteza sobre o futuro, levou Alexis Tsipras a dirigir-se aos gregos na televisão estatal. O primeiro-ministro fez questão de dizer que o referendo não é sobre a permanência ou não na Europa."O 'não' não significará um corte com a Europa, mas o regresso aos valores europeus. Isto não é apenas um slogan, é um passo necessário com vista a um acordo que esperamos assinar depois de domingo", salientou, um dia depois de Yannis Dragasakis, vice-primeiro-ministro, ter admitido o cancelamento do referendo dia 5 de Julho.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.