Sábado – Pense por si

Reparação dos carros do grupo Volkswagen começa em Janeiro

Primeiro vão começar a ser chamados os veículos com os motores 2.0 TDI das várias marcas e só nos trimestres seguintes os 1.2 TDI e os 1.6 TDI

O grupo Volkswagen, dono das marcas Volkswagen, Audi, Seat e Sköda, anunciou esta quinta-feira que vai começar a chamar às oficinas em Janeiro os carros com emissões poluentes fraudulentas, uma operação que poderá estender-se por mais de um ano.

O presidente executivo da empresa, Matthias Müller, disse na conferência de imprensa em Wolfsburgo, na sede do grupo alemão, que no próximo mês vão começar a ser chamados os veículos com os motores 2.0 TDI das várias marcas afectadas, sendo que no segundo trimestre serão chamados os modelos equipados com os motores 1.2 TDI.

Está previsto que no terceiro trimestre, os proprietários dos veículos equipados com os motores 1.6 TDI serão contactados para levar os carros aos concessionários.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.