Sábado – Pense por si

Queda do preço do petróleo custa 100 mil postos de trabalho

24 de agosto de 2015 às 17:04

O preço do barril caiu 60% nos últimos doze meses, levando as companhias petrolíferas a despedir trabalhadores. A tendência de queda dos preços vai manter-se em 2016

A Exxon, uma dos cinco maiores petrolíferas do mundo, ganhou no segundo semestre deste ano 3,8 milhões de euros. E, no entanto, foi o seu pior resultado resultado desde 2009. Quando comparados com 2014, os lucros baixaram para metade. Chevron, outra gigante do sector, ganhou nos primeiros seis meses 513, 6 milhões, menos 90% do que o segundo trimestre de 2014. Altura em que o preço do crude começou a sua queda vertiginosa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.