Rui Rio disse ser "absolutamente fundamental" existir uma auditoria "verdadeiramente independente" àquilo que foram as vendas realizadas pelo Novo Banco e que "implicaram muitos prejuízos".
O presidente do PSD, Rui Rio, anunciou que o partido vai entregar hoje na Assembleia da República um pedido para que o Tribunal de Contas faça uma auditoria ao Novo Banco.
"Depois de uma reflexão que fomos fazendo, hoje mesmo vamos entregar no parlamento um documento para ser votado no sentido de pedirmos ao Tribunal de Contas para fazer essa auditoria o mais depressa possível", declarou o social-democrata.
Para o também deputado, na "próxima fatura que o Novo Banco apresentar aos contribuintes portugueses" é preciso "ter a certeza que até à data" não se andou a "dar dinheiro a mais" à instituição.
Rui Rio falava aos jornalistas na ilha do Pico, no segundo e último dia de visita aos Açores a propósito das eleições no arquipélago, marcadas para 25 de outubro.
O presidente do PSD disse ser "absolutamente fundamental" existir uma auditoria "verdadeiramente independente" àquilo que foram as vendas realizadas pelo Novo Banco e que "implicaram muitos prejuízos", que acabaram por ser "pagas pelos portugueses".
O líder social-democrata afirmou que os portugueses "neste momento não têm noção nenhuma" sobre as contas do banco e salientou que o PS, em princípio, "estará de acordo" com a proposta de auditoria às vendas do Novo Banco.
"Vamos entregar isso no parlamento, parece segundo ouvi nas notícias que outros partidos, nomeadamente o PS estará também de acordo, tanto melhor, porque eu acho que é absolutamente vital para os portugueses saberem isso", apontou.
Diferente da proposta de auditoria, distinguiu, é a "avaliação política do contrato" de venda, que deverá ser analisada em "sede de inquérito parlamentar".
Independentemente de o contrato estar bem feito ou mal feito tem de ser cumprido. Mas o contrato cumprido, é pagarmos o que devemos. Não é pagarmos o que o não devemos", declarou, referindo-se o contrato de compra e venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star.
Sobre as negociações para o próximo Orçamento do Estado, o presidente do PSD disse tratar-se de uma "confusão que está instalada" entre os partidos de esquerda, mas que não "diz respeito" ao PSD.
"Não me diz respeito, cuido de ver o documento [o orçamento do Estado] quando ele for apresentado e não é para falar uma hora depois. É para falar depois de ter visto, depois de ter estudado e de ter uma opinião sustentada", salientou.
PSD propõe auditoria ao Novo Banco feita pelo Tribunal de Contas
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Só espero que, tal como aconteceu em 2019, os portugueses e as portuguesas punam severamente aqueles e aquelas que, cinicamente e com um total desrespeito pela dor e o sofrimento dos sobreviventes e dos familiares dos falecidos, assumem essas atitudes indignas e repulsivas.
Identificar todas as causas do grave acidente ocorrido no Ascensor da Glória, em Lisboa, na passada semana, é umas das melhores homenagens que podem ser feitas às vítimas.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar