Portugal regressou esta quarta-feira ao mercado de dívida, com um duplo leilão de bilhetes do Tesouro a 3 e 12 meses. O encaixe foi de 1,25 mil milhões de euros, no limite máximo do intervalo pré-definido entre mil e 1,25 mil milhões de euros.
O IGCP colocou 410 milhões de euros em títulos com maturidade em 17 de julho de 2020 (3 meses), com uma yield de -0,009%, que compara com -0,5% na última emissão similar de fevereiro deste ano. A procura superou a oferta em 2,53 vezes.
Em títulos com maturidade em 19 de março de 2021 (12 meses) foram colocados 840 milhões de euros, com uma taxa de juro de 0,038%. A procura foi de apenas 1,38 vezes a oferta, um rácio bem inferior ao registado nas últimas emissões.
Portugal volta assim a ter de pagar para se financiar a 12 meses, algo que já não acontecia desde o início de 2017, de acordo com os dados da Bloomberg.
"Apesar de assistirmos a uma subida no custo de emissão de dívida, estamos ainda muito longe de níveis incomportáveis. Para já temos uma certeza, os défices irão aumentar e os bancos centrais e governos tudo farão para tentar minimizar os danos na economia. Esta ação pode ser o suficiente para não vermos as yields da dívida soberana a escalar", comenta Filipe Silva, diretor de investimentos do Banco Carregosa.
No último leilão de bilhetes do Tesouro, realizado a 18 de março, o IGCP emitiu dívida a 12 meses com uma taxa de -0,101%. Há mais de três anos que Portugal consegue taxas negativas nas emissões a 12 meses, sendo que o valor mais baixo foi atingido no leilão de agosto do ano passado (-0,557%).
Este agravamento no financiamento era já esperado, uma vez que no mercado secundário a yield dos títulos de Portugal a 12 meses já estava positiva. Ainda assim, constata-se que a pandemia da covid-19 não afastou os investidores da dívida portuguesa, que continuam a aceitar pagar para comprar títulos de dívida a 3 meses, embora as taxas sejam bem menos negativas.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Segurança Social já apoiou mais de dois milhões de pessoas
Ex-tripulantes da Ryanair avançam para tribunal para recuperar 100 mil euros por pessoa
Saúde e desemprego maiores riscos a curto prazo
EDP: Acionistas elegem hoje Stilwell de Andrade novo presidente executivo até 2023
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.