Sábado – Pense por si

Pensionistas contestam em tribunal erro nas reformas

Em causa está a aplicação de um decreto-lei de 2017 que salvaguarda os descontos feitos para vários regimes, mas que não está a ser aplicado, explica esta quarta-feira o Correio da Manhã.

Vários reformados que fizeram descontos para mais do que um regime estão a contestar em tribunal o cálculo da pensão feito pela Segurança Social.

A notícia é avançada pelo Correio da Manhã que explica que em causa está um decreto-lei de 2017 que protege os descontos feitos para vários regimes e que já teve um desfecho positivo para um pensionista no Tribunal de Leiria.

Leia mais no Correio da Manhã.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.