Sábado – Pense por si

"Motivos de ordem técnica" dificultam acesso ao portal para validar faturas do IRS

A dificuldade no acesso acontece na véspera de terminar o prazo para os contribuintes validarem as faturas de despesas efetuadas ao longo de 2024.

O acesso ao portal e-fatura esteve esta segunda-feira indisponível durante vários períodos, quando está a aproximar-se o final do prazo para os contribuintes validarem as faturas para efeitos de IRS.

"Por motivos de ordem técnica não nos é possível responder ao seu pedido. Por favor, tente mais tarde" foi a mensagem que muitos contribuintes foram recebendo ao longo do dia de hoje quanto tentavam aceder ao e-fatura, no Portal das Finanças, segundo relatos chegados à Lusa.

A Lusa questionou o Ministério das Finanças sobre o motivo destas dificuldades de ordem técnica, mas ainda não obteve resposta.

A dificuldade no acesso acontece na véspera de terminar o prazo para os contribuintes validarem as faturas de despesas efetuadas ao longo de 2024 e que são relevantes para o apuramento das deduções ao IRS.

O prazo para a validação termina na terça-feira, sendo esta 'tarefa' relevante, sobretudo, para os casos em que as faturas ficam pendentes (porque o contribuinte passa recibos verdes ou porque, por exemplo, quem emite a fatura tem mais do que um registo de atividade – CAE) ou quando houve fal

Artigos Relacionados

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?