Propriedade inclui um edifício que foi arrestado ao empresário em 2019
Monte Palace Madeira vai investir 2 milhões de euros num programa educativo que pretende receber 20 mil alunos por ano, até 2028. Trata-se de uma propriedade de Joe Berardo localizada no centro do Funchal, que inclui um jardim tropical com 70 mil metros quadrados e onde se encontra um edifício arrestado ao empresário em 2019, na sequência de uma providência cautelar movida pela Caixa Geral de Depósitos. O arresto incidiu sobre o prédio onde outrora funcionou um escritório da Fundação Berardo, sem abranger o museu ou os jardins.
Jardins do Monte Palace MadeiraDR
Segundo o comunicado do Monte Palace Madeira, as escolas vão continuar a visitar o local sem pagar a visita, o transporte ou o lanche. "É esse o compromisso do Raízes e Asas (...) Reformulado para os anos letivos 2026/27 e 2027/28, do pré-escolar ao ensino superior, o programa quer chegar aos 20.000 alunos por ano até 2028."
Há mais de quatro décadas que os alunos das escolas da Madeira visitam o espaço, onde é possível encontrar uma grande diversidade botânica, desde cicas africanas, a sequoias da América, camélias e azáleas asiáticas e oliveiras milenares do Alqueva, além de várias esculturas e azulejos do século XVII ao século XXI.
Esta nova edição do programa "resulta da reformulação do Serviço Educativo (...) redesenhado para se alinhar com as Aprendizagens Essenciais definidas pela Direção-Geral da Educação para cada ciclo de ensino".
Desde 2022, o Serviço Educativo recebeu mais de 45 mil alunos e professores. Até ao final de 2026, o Monte Palace Madeira prevê "receber 12.000 alunos, três vezes mais do que em 2022". Além das escolas regionais, recebe também grupos escolares do Continente, dos Açores e do estrangeiro.
"O Monte Palace Madeira sempre foi um lugar de descoberta. Com o Raízes e Asas, pomos esse património cultural e ambiental ao serviço das escolas de forma ainda mais estruturada, ligada ao que os alunos aprendem em cada ano e sem custos para as escolas nem para as famílias. Para isso, contamos com uma relação cada vez mais próxima com os professores, que conhecem melhor do que ninguém os seus alunos, e com a Secretaria Regional de Educação. Queremos que cada criança e cada jovem saia daqui com mais curiosidade do que aquela com que chegou", explicou Carina Bento, diretora-geral do Monte Palace Madeira.
Monte Palace Madeira de Berardo investe 2 milhões em programa educativo
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.