Sábado – Pense por si

Mário Centeno entregou Orçamento do Estado no Parlamento

O documento foi entregue a Ferro Rodrigues depois de alguns adiamentos. PSD reage amanhã.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, entregou hoje ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2018, que depois apresentará publicamente em conferência de imprensa.

Momentos antes, pelas 23:06, o primeiro-ministro, António Costa, publicou na sua conta de 'twitter' e Instagram uma foto, sentado numa secretária, a assinar o documento, com a seguinte legenda: "Está assinado o Orçamento do Estado para 2018".

No momento exato em que assinei o Orçamento do Estado para 2018. Lisboa, 13 de outubro 2017. #antoniocosta #primeiroministro #xxigoverno #republicaportuguesa #orcamentodoestado #oe2018 #saobento #ropm #lisboa #portugal (Foto: Clara Azevedo)

Uma publicação partilhada por Antonio Costa PM (@antoniocostapm) a

Mário Centeno chegou ao parlamento pelas 23:16 acompanhado pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, e pela sua equipa do Ministério das Finanças: Mourinho Félix (adjunto do ministro), João Leão (Orçamento), Álvaro Novo (Tesouro) e Fátima Fonseca (Administração e Emprego Público).

Logo que entrou no parlamento, Mário Centeno dirigiu-se ao espaço reservado do presidente da Assembleia da República.

A comitiva do Governo chegou em passo acelerado e a secretária de Estado da Administração e do Emprego Público deu uma pequena queda, sem consequências, quando atravessou a zona dos Passos Perdidos.

A proposta de Orçamento do Estado para 2018 será discutida na generalidade, na Assembleia da República, nos dias 02 e 03 de novembro, estando a votação final global agendada para 28 de Novembro.

PSD acusa Governo de "incapacidade" por atraso na entrega e adia reacção para sábado 

O PSD acusou hoje o Governo de "incapacidade" e de "desrespeitar o parlamento" pelo atraso na entrega na proposta de Orçamento do Estado, que às 23:10 não tinha entrado na Assembleia da República, e marcou uma reacção para sábado às 11:00.

"Aquilo a que estamos a assistir da parte do Governo é uma falta de capacidade de cumprir a sua função e o prazo com que se tinha comprometido", acusou o vice-presidente da bancada do PSD António Leitão Amaro, numa declaração aos jornalistas.

Por este motivo, o PSD já não fará hoje qualquer comentário à proposta orçamental do Governo.

"Esta falha, esta incapacidade é também um sinal de má memória e de Orçamentos de má memória em que este filme já foi visto", referiu Leitão Amaro, referindo-se a um dos orçamentos do Governo de José Sócrates, entregue pelo ministro das Finanças Teixeira dos Santos muito tarde na Assembleia da República.

O Ministério das Finanças tinhas marcado para as 22:00 a apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), no Terreiro do Paço, em Lisboa, com entrega prévia no parlamento.

"A conferência de imprensa para apresentação da proposta do Orçamento do Estado para 2018 decorre hoje, às 22:00 horas, no Salão Nobre do Ministério das Finanças. A apresentação será feita pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, e respectivos secretários de Estado", informou à tarde o gabinete do Terreiro do Paço.