Sábado – Pense por si

Instagram e Facebook funcionais após falha de mais de duas horas

Leonor Riso
Leonor Riso 05 de março de 2024 às 16:26
As mais lidas

Problema verificou-se à escala global. Não foram dados detalhes sobre a causa do problema, mas Casa Branca chegou a pronunciar-se.

As redes sociais Instagram e Facebook, que pertencem à tecnológica norte-americana Meta, voltaram a funcionar após mais de duas horas em que estiveram inoperacionais em todo o mundo. O problema foi causado por um erro técnico, de acordo com a empresa.

Getty Images

O Messenger e o Threads também registaram problemas. Os utilizadores ficaram impedidos de atualizar e, em alguns casos, de aceder a estas aplicações.

"Hoje, um problema técnico fez com que as pessoas tivessem dificuldades a aceder a alguns dos nossos serviços. Resolvemos a questão para todos os que foram afetados", escreveu no X o porta-voz da Meta, Andy Stone.

Segundo o 'site' DownDetector, o problema verificou-se à escala global. No pico da falha, houve mais de 550 mil registos de problemas no Facebook e 92 mil no Instagram.

O Conselho de Segurança da Casa Branca chegou a anunciar que estava a monitorizar o problema, mas sem indicações sobre atividade maliciosa.

Segundo a Reuters, vários funcionários da Meta revelaram uma app de mensagens anónimas, a Blind, que ficaram impedidos de entrar nos seus sistemas internos de trabalho. Alguns questionaram mesmo se tinham sido despedidos.

Notícia atualizada às 19h22. 

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.