Sábado – Pense por si

Inflação: há marcas que encolhem os produtos

Raquel Lito
Raquel Lito 17 de dezembro de 2022 às 10:00

Menos folhas de papel higiénico, pacotes de cereais e margarinas mais leves são exemplos de reduflação. Cortam nas quantidades, mas as dimensões das embalagens mantêm-se. A Deco pede regulamentação e o Governo analisa.

Quando as marcas encolhem determinados artigos de supermercado – por exemplo, rolos de papel higiénico – sem que tal seja percetível nas embalagens e nos preços, o norte-americano Edgar Dworsky aciona os alarmes. Ou seja, denuncia através da sua página www.mouseprint.org. “Ao longo do tempo, as folhas diminuíram em número, o papel ficou mais fino e cada folha com menos largura e comprimento”, diz à SÁBADO acerca deste produto. Em Portugal, segundo apurámos, o item em causa tem sido racionado por alguns fabricantes, mas subtilmente, pelo aumento do diâmetro do suporte de cartão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais