Sábado – Pense por si

Francisco de Lima é o novo presidente do INE

03 de janeiro de 2018 às 15:53
As mais lidas

O Governo já escolheu o novo presidente do Instituto Nacional de Estatística.

O novo presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) escolhido pelo Governo é Francisco Miguel Garcia Gonçalves de Lima, que irá substituir Alda Carvalho, disse fonte da Presidência do Conselho de Ministros à Lusa.

O mandato do actual Conselho Directivo do INE terminou a 31 de Dezembro e Alda Carvalho, que presidia o INE há 12 anos, saiu para a reforma em Dezembro, à beira de completar 70 anos, o limite de idade para exercer funções públicas.

Segundo a Presidência do Conselho de Ministros, o Governo enviou já, para parecer da Comissão de Recrutamento e Selecção da Administração Pública (CRESAP), a composição do Conselho Diretivo do INE para o próximo quinquénio: Francisco Miguel Garcia Gonçalves de Lima (para presidente), Carlos Manuel Matias Coimbra (que já é actualmente vogal) e Maria João Gaspar Tavares Zilhão (para vogal).

O novo Conselho Directivo iniciará funções quando for obtido o parecer da CRESAP "e quando estiverem concluídas as demais formalidades legais necessárias", adianta a mesma fonte.

Depois da saída de Alda Carvalho, a gestão do instituto será assegurada pelo restante Conselho Directivo até à nomeação dos novos responsáveis, segundo disse fonte do INE na terça-feira à Lusa.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.