Sábado – Pense por si

FMI ainda mais pessimista já prevê recessão de 10,2% na Zona Euro

Jornal de Negócios 24 de junho de 2020 às 14:29

O FMI avisa que a quebra da economia mundial provocada pela pandemia vai ser mais acentuada do que o previsto e que a recuperação é incerta. Não há estimativas para Portugal, mas olhando para a revisão efetuada para Espanha e outros países da Zona Euro, a quebra no PIB poderá ter dois dígitos este ano.

Em abril de 2020, quando avançou com as primeiras previsões para a economia mundial depois do início da pandemia, o Fundo Monetário Internacional traçou um cenário negro, antecipando que o "grande confinamento" iria provocar a recessão mundial mais grave desde a "grande depressão" dos anos 30 do século passado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.