Sábado – Pense por si

Férias na neve só com flocos artificiais

Susana Lúcio
Susana Lúcio 05 de janeiro de 2020 às 19:10

Nos Alpes, o clima está a mudar mais depressa do que no resto do mundo. E a neve começa a faltar: em Itália, 95% das estâncias recorrem a sistemas artificiais para garantirem colinas brancas – já faliram 186 resorts.

Milhares de turistas deslizam pelas pistas de neve nas encostas brancas deVal d’Isère, nos Alpes franceses. Tem sido assim desde os anos 30 do século passado, quando os camponeses da aldeia situada a 1.850 metros de altitude descobriram o turismo do esqui. A estância tornou-se famosa em todo o mundo e destino das mais ricas e influentes famílias europeias, como os Ricciardi. O patriarca da família, António Ricciardi, pai de José Maria Ricciardi, ex-presidente da comissão executiva do Banco Espírito Santo Investimentos (BESI) e primo de Ricardo Salgado, fez esqui ali até aos 95 anos e, por isso, foi agraciado com o título de cidadão honorário de Val d’Isère – não havia muitas pessoas que aos 90 anos ainda deslizassem pelas pistas pretas de uma das mais exclusivas estâncias do mundo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.