Sábado – Pense por si

Desemprego cai para o valor mais baixo desde o início da pandemia

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 3,3% de janeiro para fevereiro e 20,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu para o número mais baixo desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020. Segundo números divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o desemprego recuou 3,3% em fevereiro em relação a janeiro e diminuiu 20,3% face ao mesmo mês do ano passado, para 344.264.

Em fevereiro havia, assim, menos 11.604 desempregados inscritos do que no mês anterior e menos 87.579 desempregados inscritos do que em fevereiro de 2021, quando o país enfrentava o segundo confinamento geral devido à covid-19.

Para encontrar um número mais baixo de desempregados inscritos nos centros de emprego é preciso recuar até março de 2020, quando eram 343.761.

De acordo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social o universo de 344.264 desempregados registados corresponde ao valor mais baixo desde o início da pandemia.

O Ministério liderado por Ana Mendes Godinho assinala ainda que o recuo em 11.605 desempregados observado no mês passado (face ao imediatamente anterior) corresponde à maior descida alguma vez ocorrida em fevereiro desde que esta série de dados teve início, em 2003.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.