Sábado – Pense por si

Costa Silva deixa cair bitola europeia e reforça aposta na alta velocidade

Jornal de Negócios 15 de setembro de 2020 às 12:37

Na sequência dos contributos públicos recebidos para a Visão Estratégica, o consultor Costa Silva retirou das prioridades iniciais a aposta na bitola europeia para uma ligação ferroviária à Europa, porém mantém a convicção de que é preciso apostar nas ligações a Espanha e na alta velocidade entre Lisboa e Porto, que mereceu "consenso alargado".

Na Visão Estratégica que António Costa Silva entrega agora em mãos ao Governo já não vai constar a aposta na bitola europeia para potenciar as ligações ferroviárias à Europa. Durante a apresentação dos contributos públicos feitos para a Visão Estratégica para o Plano de Recuperação 2020/2030, que tem lugar esta manhã na Gulbenkian, em Lisboa, o consultor nomeado pelo Executivo sinalizou ter havido grande debate em torno da adoção, ou não, da bitola europeia, ideia que constava da versão inicial da Visão Estratégica. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.