Sábado – Pense por si

Contas certas, casais felizes e com mais dinheiro

Raquel Lito
Raquel Lito 20 de novembro de 2024 às 23:00

Fala-se mais de dinheiro em casa – e bem. Relatos de quem acumula poupanças para um objetivo comum: investir, viajar ou trocar de casa. Apps e folhas de Excel ajudam para orçamentos domésticos mais rigorosos.

Alinhar a gestão financeira lá de casa tornou-se uma prioridade para Janine Medeira e para Eurico Pinto. Os gastos com almoços e jantares em restaurantes, por exemplo, estavam a tornar-se um problema e a contabilidade do casal andava desorganizada. Para evitarem possíveis discussões futuras, decidiram tratar do assunto. Ao fim de três anos de vida em comum e contas separadas – fazem questão de manter a autonomia financeira, com transparência –, perceberam que havia muito por onde cortar. Uma app (Spendee) facilitou-lhes a tarefa, enquanto “rastreadora de despesas”, e ajudou-os a estabelecer metas de poupança nos gastos comuns.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.