Sábado – Pense por si

Contas certas, casais felizes e com mais dinheiro

Raquel Lito
Raquel Lito 20 de novembro de 2024 às 23:00

Fala-se mais de dinheiro em casa – e bem. Relatos de quem acumula poupanças para um objetivo comum: investir, viajar ou trocar de casa. Apps e folhas de Excel ajudam para orçamentos domésticos mais rigorosos.

Alinhar a gestão financeira lá de casa tornou-se uma prioridade para Janine Medeira e para Eurico Pinto. Os gastos com almoços e jantares em restaurantes, por exemplo, estavam a tornar-se um problema e a contabilidade do casal andava desorganizada. Para evitarem possíveis discussões futuras, decidiram tratar do assunto. Ao fim de três anos de vida em comum e contas separadas – fazem questão de manter a autonomia financeira, com transparência –, perceberam que havia muito por onde cortar. Uma app (Spendee) facilitou-lhes a tarefa, enquanto “rastreadora de despesas”, e ajudou-os a estabelecer metas de poupança nos gastos comuns.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.