Sábado – Pense por si

Comprar casa exige quase mais um ano de rendimento

SÁBADO
SÁBADO 31 de maio de 2023 às 09:45
As mais lidas

O indicador de acessibilidade da habitação sofreu um forte agravamento em 2022 e passaram a ser precisos 9,6 anos de rendimento disponível para adquirir uma casa de 100 metros quadrados. Valor já roça o limiar de alerta para correções de preços.

A forte aceleração nos preços da habitação do último ano, a um ritmo muito superior ao da evolução dos rendimentos das famílias, voltou a agravar as condições de acesso à compra de casa. Em 2022, adquirir casa passou a exigir quase mais um ano completo de rendimento disponível, indica uma análise da Comissão Europeia aos desenvolvimento nos mercados de habitação em 11 países da União Europeia.

Leia toda a notícia no Jornal de Negócios

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro