Secções
Entrar

Web Summit: Hotéis perspectivam 88% de ocupação e preço médio de 145 euros

05 de novembro de 2017 às 16:16

Os hotéis de Lisboa perspectivam uma taxa de ocupação de 88% e um preço médio de 145 euros/noite durante a Web Summit

Os hotéis de Lisboa perspectivam uma taxa de ocupação de 88% e um preço médio de 145 euros/noite durante a Web Summit, conferência de empreendedorismo e tecnologia que, pelo segundo ano consecutivo, decorre na capital portuguesa na próxima semana.

1 de 3
Web Summit_Preparativos
Foto: Alexandre Azevedo
Web Summit_Preparativos
Foto: Alexandre Azevedo
Foto: Alexandre R. Malhado

Na sequência de um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), no qual participaram 49% dos seus associados, os hoteleiros prevêem um "impacto bastante positivo" e mostram mais optimismo em relação à ocupação do que ao preço, comparando com o ano passado.

Recordando o inquérito realizado antes da edição de 2016, a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, notou que os associados em Lisboa "estão mais optimistas em relação à taxa de ocupação do que em relação ao preço".

O preço médio previsto pelos hoteleiros em Lisboa no ano passado era de 163 euros e foi de 130 euros e "este ano preveem que nos dias do evento [06 a 09 de Novembro] o preço médio seja de 145 euros", comentou a responsável, citada em comunicado.

Em 2016, o inquérito apontava para uma taxa de ocupação em Lisboa de 85%, que acabou por efetivar-se nos 79%.

Já na área metropolitana de Lisboa perceptiva-se para este ano uma taxa de ocupação de 83% e um preço médio de 133 euros.

Cristina Siza Vieira notou ainda que Portugal saiu, este ano, do 'TOP 4' dos mercados emissores previstos para ocuparem os hotéis de Lisboa. Segundo o inquérito, o maior número de hóspedes deve viajar desde França e do Reino Unido (16% em ambos), Alemanha (14%) e Espanha (11%).

Na previsão para este ano, Portugal ocupa o quinto posto, com 9%.

À questão sobre o impacto que a Web Summit 2017 terá face a 2016, 54% dos hoteleiros da cidade de Lisboa indicaram que será superior no preço médio por quarto ocupado (ARR) e 33% dizem o mesmo em relação à taxa de ocupação.

A percentagem das unidades que admite um impacto superior no ARR decresce ligeiramente para 49% na área metropolitana de Lisboa, enquanto 28% espera uma melhor taxa de ocupação.

Na cidade de Lisboa 52% dos hoteleiros afirmam já ter reservas por parte de participantes na Web Summit.

Os associados da AHP representam cerca de 65% do número de quartos da hotelaria nacional.

Em 17 de Novembro de 2016, o presidente da AHP, Raúl Martins, considerava a Web Summit como uma boa aposta, que ajudaria a reduzir as baixas taxas de ocupação normais em Novembro, e afirmando que, por isso, Portugal precisa de eventos como este.

Fundada em 2010 por Paddy Cosgrave e os cofundadores Daire Hickey e David Kelly, a Web Summit é um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo e evoluiu em menos de seis anos de uma equipa de apenas três pessoas para uma empresa com mais de 150 colaboradores.

A cimeira tecnológica, que nasceu em 2010 na Irlanda, mudou-se para Lisboa por três anos, com possibilidade de mais dois.

Para este ano esperam-se cerca de 65 mil pessoas, depois de no ano passado o evento ter registado 53 mil visitantes de 166 países.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela