Secções
Entrar

União Europeia abre investigação à AliExpress por venda de possíveis produtos ilegais

Ana Bela Ferreira 14 de março de 2024 às 13:14

Em causa suplementos alimentares e medicamentos que não cumprem as regras europeias. Plataformas digitais também foram questionadas sobre o uso de inteligência artificial generativa.

A plataforma de compras AliExpress, do grupo chinês Alibaba, arrisca uma multa milionária depois da Comissão Europeia ter aberto uma investigação por venda de materiais potencialmente ilegais e pornográficos. Este é o terceiro processo aberto pela Comissão depois de o ter feito com o X e o TikTok.

REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

Este processo foi aberto na sequência dos novos poderes previstos na Lei dos Serviços Digitais, que obriga as empresas a fazerem mais para identificar produtos ilegais e prejudiciais na suas plataformas.

"Estamos preocupados com os riscos sistémicos que se prendem com a disseminação de produtos ilegais, como medicamentos falsos ou suplementos alimentares não conformes e não eficazes no AliExpress", confirmaram responsáveis da Comissão aos jornalistas.

Até ao momento a Alibaba não comentou a abertura desta investigação, refere a Reuters.

A Comissão Europeia enviou ainda pedidos de informação ao Bing (Microsoft), Google Search (Google), Facebook e Instagram (Meta), Snapchat (Snap Inc.), ao TikTok (ByteDance) e ao X (de Elon Musk). Em causa está o uso de inteligência artificial generativa nestas plataformas.

A Comissão vai examinar se as empresas realizam avaliações de risco e se têm medidas de mitigação de risco para lidar com conteúdo de IA generativa potencialmente prejudicial. "Estamos obviamente preocupados com a categoria nociva, quer se trate de notícias falsas ou relevantes para as eleições, falsificações que procuram manipular o ambiente público", explicaram responsáveis da Comissão.

A Comissão também enviou um pedido de informação ao Linkedin da Microsoft sobre a possível utilização de dados pessoais para publicidade direccionada, na sequência de uma queixa de organizações da sociedade civil.

As investigações sobre o X e o TikTok ainda estão a decorrer.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela