
Algoritmo do TikTok é ponto-chave nas negociações entre EUA e China
O TikTok está bloqueado na China, onde a ByteDance opera uma versão local e completamente independente da aplicação.
O TikTok está bloqueado na China, onde a ByteDance opera uma versão local e completamente independente da aplicação.
Trump adiantou que vai falar ao telefone com o Presidente chinês, Xi Jinping, sobre o acordo na sexta-feira.
"Talvez a deixemos morrer, ou talvez... Não sei, depende. Depende da China", declarou o presidente norte-americano.
O TikTok, cuja empresa-mãe ByteDance está sediada na China, tem estado sob escrutínio na Europa pela forma como lida com as informações pessoais dos utilizadores, representando um risco de segurança com os dados enviados para a China.
"Se eu tivesse reduzido ligeiramente as taxas, eles teriam aprovado o acordo em 15 minutos, o que mostra o poder das taxas", disse o presidente norte-americano.
Três meses depois da primeira ameaça de que o TikTok poderia desaparecer nos EUA, logo antes da tomada de posse de Donald Trump, a plataforma ainda está em risco de sair dos telemoveis dos norte-americanos de vez.
A justiça norte-americana está a obrigar a rede social TikTok a dissociar-se da empresa-mãe, com sede na China, como condição para operar no país, devido a suspeitas de que os dados recolhidos pela mesma são disponibilizados às autoridades chinesas.
É a primeira vez que uma entidade reguladora nacional confirma a potencial fuga de dados de utilizadores da DeepSeek para terceiros.
"Vamos fazer alguma coisa. Talvez com a Tiktok ou talvez não. Podemos colocá-la no fundo soberano", disse, acrescentando que há "um monte de coisas" que podem ser incluídas no fundo.
Nasceu em 1985 e quer a China líder no campo da Inteligência Artificial. Emprega os melhores alunos das melhores universidades. Porquê? "Querem resolver os problemas mais difíceis do mundo", diz.
O perfil @gov_pt no TikTok tem como objetivo dialogar com os jovens. Mas sobre as preocupações que levaram a União Europeia a proibir a app no telemóvel dos seus funcionários e os EUA a bani-la durante 12 horas, o Governo nada diz.
"Estou a pedir às empresas que não deixem o TikTok às escuras", apelou Donald Trump no dia em que a rede social foi banida do país por ordem do Supremo Tribunal.
A empresa-mãe do TikTok, sediada na China, tinha nove meses para vender a operação da plataforma nos EUA a um comprador aprovado, correndo o risco de encerrar.
A app conta com 170 milhões de utilizadores no país. Supremo diz que a empresa-mãe chinesa deve vender o TikTok.
Notícia surge depois da Bloomberg ter noticiado que a venda do TikTok a Elon Musk era uma possibilidade, caso a plataforma não conseguisse contornar a sua proibição nos EUA.
A chinesa ByteDance terá de vender a sua popular app TikTok até 19 de janeiro ou poderá ver os EUA proibirem a rede social no país.