Secções
Entrar

Taxa de juro nos depósitos chega a 1% e está em máximos de oito anos

Jornal de Negócios 05 de junho de 2023 às 12:26

A remuneração dos depósitos a prazo subiu para 1,03%, algo que não se verificava desde março de 2015. O montante, que tinha subido em março, voltou a descer.

A taxa de juro dos novos depósitos a particulares ultrapassou 1% pela primeira vez em oito anos, mais precisamente desde março de 2015, cifrando-se em 1,03% em abril, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

DR

No quarto mês do ano, o montante de novos depósitos a particulares foi de 6,2 milhões de euros, uma descida acentuada de 1,3 milhões registados em março deste ano.

O BdP destaca os novos depósitos com prazo até um ano, cuja remuneração média foi de 0,95% (0,88% em março), os novos depósitos de um a dois anos fixaram-se em 1,29% (1,12% em março) e os novos depósitos acima de dois anos com uma taxa de juro média de 1,12% (0,79% em março).

Relativamente à maturidade dos dinheiro parado nos bancos, os novos depósitos com menos de um ano continuam a ser a maioria, mas reduziram-se de forma considerável para 73% (81% em março), sendo que de um a dois anos perfazem 19% e superior a dois anos contabilizam 8%.

Já a taxa de juro dos novos depósitos a prazo das empresas foi de 2,33%, subindo pelo terceiro mês consecutivo acima de 0,3 pontos percentuais. "Esta taxa tinha sido de 1,05% em janeiro, 1,50% em fevereiro e 1,98% em março", destaca o BdP

O montante totalizou 5,9 milhões de euros, dos quais a esmagadora maioria (98%) foi aplicado em depósitos a prazo até um ano.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela