Secções
Entrar

Tarifas: Risco de recessão na economia dos EUA subiu de 25% para 40%

Lusa 22 de abril de 2025 às 17:15

O FMI estima que "o crescimento nos Estados Unidos abrande para 1,8%", um valor 0,9 pontos percentuais inferior "ao projetado na atualização de janeiro de 2025, devido à maior incerteza política, às tensões comerciais e à menor dinâmica da procura".

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse esta terça-feira, 22, que o risco de recessão para a economia dos EUA subiu dos 25% previstos em outubro para 40% neste momento, devido à guerra comercial lançada pelo Presidente Donald Trump.

AP Photo/Mark Schiefelbein

"Não vemos uma recessão na nossa previsão, mas a probabilidade de uma recessão aumentou de 25% em outubro para cerca de 40%", disse o economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, no lançamento do World Economic Outlook (WEO), citado pela Efe.

O FMI estima que "o crescimento nos Estados Unidos abrande para 1,8%", um valor 0,9 pontos percentuais inferior "ao projetado na atualização de janeiro de 2025 do WEO, devido à maior incerteza política, às tensões comerciais e à menor dinâmica da procura", de acordo com o WEO.

"Não se trata de uma recessão", garantiu, justificando que há uma economia norte-americana que, na opinião da entidade, "está a vir de uma posição de força", disse Gourinchas, não sem antes advertir que tanto os gastos dos consumidores como a confiança dos consumidores estão em baixa no país.

Este WEO é o primeiro a incorporar o potencial impacto das tarifas de Trump nos parceiros comerciais, e na sua apresentação ficou claro que todos os países foram afetados negativamente.

O FMI reviu em baixa as suas previsões para o crescimento da economia mundial, para 2,8% este ano, face aos 3,3% que apontou em janeiro.

Para 2026, o FMI estima um crescimento de 3%, inferior aos 3,3% que também estimava em janeiro.

"As perspetivas de crescimento poderiam melhorar imediatamente se os países abrandassem a sua atual posição comercial e promovessem um novo ambiente comercial, claro e estável. A economia mundial precisa de um ambiente comercial claro, estável e previsível", concluiu o economista.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela