Secções
Entrar

Emissão de curto prazo a juros mais baixos do ano

19 de abril de 2017 às 11:45

Foram colocados hoje 1.250 milhões de euros, montante máximo indicativo, em Bilhetes de Tesouro, a 3 e 11 meses a taxas de juros médias negativas

Portugal colocou hoje 1.250 milhões de euros, montante máximo indicativo, em Bilhetes de Tesouro (BT) a três e 11 meses a taxas de juros médias, de novo, negativas e inferiores às dos anteriores leilões comparáveis, foi hoje anunciado.          

Segundo a página do IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública na Bloomberg, no prazo de 11 meses foram colocados hoje 950 milhões de euros à taxa de juro média de -0,135%, inferior à de -0,096 verificada no leilão precedente desta maturidade em 15 de Fevereiro. A procura de BT a 11 meses atingiu 1.335 milhões de euros, 1,41 vezes o montante colocado.

Em relação aos BT a três meses, o IGCP colocou 300 milhões de euros a uma taxa de juro média negativa de -0,266%, também inferior à de -0,219%, verificada no anterior leilão comparável em 15 de Fevereiro. O total de propostas dos investidores para esta maturidade atingiu 750 milhões de euros, duas vezes e meia o montante colocado.

O IGCP tinha anunciado que iria hoje ao mercado com dois leilões das linhas de BT com maturidades de três e 11 meses para colocar um montante global indicativo entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros.

Segundo o director da gestão de activos do Banco Carregosa, Filipe Silva, "a descida do prémio de risco em toda a zona euro justifica estas taxas negativas nos dois prazos, ainda mais negativas do que as emissões anteriores".

"É um movimento que vimos sentindo nas últimas semanas, e especialmente na última semana, o da queda das taxas", afirmou Filipe Silva, adiantando que "na dívida portuguesa a 10 anos que há um mês estava nos 4,2% hoje está nos 3,76%, numa descida considerável para um curto espaço de tempo".

Filipe Silva disse ainda que "a própria dívida alemã viu as taxas descerem na última semana" e que terá sido esta a "principal razão para o sucesso desta emissão, em que as taxas saíram a níveis de mínimos históricos." 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela