Secções
Entrar

OE2021: PAN apresenta mais de 200 propostas e diz ter acolhimento do Governo para 30

13 de novembro de 2020 às 19:24

Partido tentou "priorizar a resposta a esta crise socioeconómica, aos investimentos que são fundamentais serem feitos no país, mas também à transição para modos de produção mais sustentáveis" na agricultura e nas empresas.

O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai apresentar mais de 200 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 e já tem acolhimento do Governo para pelo menos 30, indicou hoje a líder parlamentar, Inês Sousa Real.

"Nós apresentámos já cerca de 200 propostas, [mas] ainda vamos ter aqui mais um par de horas para apresentar algumas iniciativas", afirmou a deputada em conferência de imprensa na Assembleia da República, em Lisboa.

De acordo com a líder parlamentar, o partido tentou "priorizar a resposta a esta crise socioeconómica, aos investimentos que são fundamentais serem feitos no país, mas também à transição para modos de produção mais sustentáveis" na agricultura e nas empresas.

Inês Sousa Real salientou que "em sede de generalidade" existem "cerca de 30 medidas que foram consensualizadas" com o Governo e o PAN está a trabalhar para que, "em sede de especialidade, o Governo se aproxime daquilo que são as reivindicações do PAN".

"Conseguimos desde já na generalidade incluir a questão dos projetos 'housing first' [alojamento para pessoas em situação de sem-abrigo], o reforço da saúde mental, mas na especialidade existe um conjunto de outras medidas que para nós são absolutamente fundamentais e que visam dar também resposta a esta crise", apontou.

Inês Sousa Real elencou que o Governo deu o seu aval, por exemplo, à criação de um regime jurídico que visa garantir que "existem áreas intocáveis do ponto de vista das reservas" ambientais, à aplicação de uma "taxa de carbono de dois euros" nas viagens marítimas e aéreas, à criação de novos programas de transição para "modelos mais sustentáveis" na agricultura, e também ao reforço das casas abrigo para as pessoas LGBTI ou para vítimas de casamentos forçados.

O PAN diz que o Governo se comprometeu também com um aumento, para "cerca de 10 milhões de euros", dos apoios previstos em matéria animal e ainda a criação de um portal da transparência para os fundos europeus.

Na ótica do PAN, "este é sem duvida uma dos orçamentos mais desafiantes", que visa "resgatar aquilo que têm sido as consequências desta crise socioeconómica e evitar que mais pessoas percam os seus rendimentos ou que exista um maior impacto também na economia por fala deste confinamento e das medidas que têm sido aplicadas".

Hoje é o último dia para os partidos apresentarem propostas de alteração ao OE2021 e a votação final global do documento está agendada para 26 de novembro.

Aos jornalistas, Inês Sousa Real indicou que "este processo que vai acontecer nas próximas duas semanas", de debate e votação das propostas de alteração dos partidos à proposta do Governo, "vai ser determinante para definir o sentido de voto do PAN na votação final global".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela