Secções
Entrar

OE2019: Estudantes do interior vão poder deduzir mais no IRS

14 de outubro de 2018 às 08:13

Os estudantes que frequentem estabelecimentos de ensino no interior do país vão poder deduzir à colecta do IRS até mil euros, mais 200 euros do que previa a situação actual.

Os estudantes que frequentem estabelecimentos de ensino no interior do país vão poder deduzir à colecta do IRS até mil euros, mais 200 euros do que previa a situação actual, segundo a versão preliminar do Orçamento do Estado.

No artigo sobre benefícios fiscais aplicáveis aos territórios interiores, o Governo propõe que os estudantes do interior passem a ser beneficiados, de acordo com uma versão preliminar da proposta do Orçamento do Estado que esteve em debate no sábado no Conselho do Ministros e a que a Lusa teve acesso.

"No caso de estudantes que frequentem estabelecimentos de ensino situados em território do interior identificado na portaria a que se refere o n.º 6, é aplicável uma majoração de 10 pontos percentuais ao valor suportado a título de despesas de educação e formação a que se refere o n.º 1 do artigo 78.º-D do Código do IRS, sendo o limite global aí estabelecido elevado para Euro 1 000 quando a diferença seja relativa a estas despesas", lê-se no documento.

O artigo 78 do Código do IRS define 800 euros como tecto máximo para as despesas com educação e formação.

A novidade surge no capítulo dos benefícios fiscais, no artigo 41 B, que diz respeito a "benefícios fiscais relativos à instalação de empresas em territórios do interior".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela